sábado, 21 de março de 2015

Painting Process: Daniel



(Scroll down for english.)

Versão renderizada do Daniel. :)

Embora o processo de pintura das ilustrações de The Wide World seja integralmente digital, minha grande inspiração para definir um estilo foram métodos tradicionais. Eu acredito que, pelo fato de que a maioria das pessoas já tentou desenhar/colorir/recortar, em especial durante a infância, há uma espécie de empatia muito especial por esse tipo de técnica. No caso desta história, por se tratar da vida de uma criança, achei que seria interessante adicionar elementos como silhuetas recortadas, texturas bem nítidas, e demais referências ao simples e ao tradicional.

Abaixo, segue uma pequena descrição do meu processo de pintura usando Photoshop.



I - Sketch inicial.
II - Com a "Lasso Tool", gero as silhuetas de cada elemento da imagem (cabelo, pele, gravata, colete..), em camadas separadas, cada uma com uma cor base.
III e IV - Começo a pintar separadamente no interior de cada elemento usando um pincel texturizado. Normalmente trabalho com tons mais escuros e, no rosto, vario a matiz adicionando tons avermelhados.
V - Insiro uma "Rim Light" para destacar a silhueta e mais algumas pequenas adições.


É isso, até mais pessoal!


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Rendered version of Daniel. :)

Even though the painting process of The Wide World's illustrations is fully digital, my greatest inspiration to come up with a style were traditional methods. I believe that, because most people have already tried to draw/color/cut, specially during their childhood, there's some special empathy for this sort of technique. For this story, as it's about the life of a child, i thought it would be interesting to add elements like faceted shapes, sharp textures and other references to the simple and the traditional.

Here's a short description of my process:

I - Initial Sketch.
II - With the "Lasso Tool", i create the silhouettes of each element in the image (hair, skin, tie, vest...), in separate layers, each with a base color.
III and IV - I start to paint each element separately using a textured pencil. I normally use darker tones and, to the face, I like to add some reddish tones.
V - I add a rim light to emphasise the silhouette and a few other details.


That's it, see you guys!